No último sábado, 1º de julho, foi o Dia Internacional do Cooperativismo. É quando as cooperativas de todo o mundo se reúnem para comemorar e mostrar a importância do sistema cooperativista para a sociedade. Elio Casarin, presidente da Cooper A1, reforça: “temos que valorizar este sistema único, embasado em princípios universais e que é comprovadamente eficiente, visto a dimensão e representatividade das cooperativas nas comunidades onde estão inseridas. Não há outro sistema socioeconômico com igual competência para produzir e também repartir”.
No Brasil, a comemoração é endossada com o Dia C, quando as cooperativas realizam e divulgam ações sociais diversificadas e simultâneas reforçando sua contribuição socioeconômica. A Cooper A1 todos os anos integra o movimento e realiza iniciativas com o fim de contribuir com a comunidade e divulgar o Dia C.
Em 2023, a cooperativa aproveitou a oportunidade das Reuniões de Avaliação, atividade realizada em todas as unidades, para convidar os cooperados a doarem 1 kg de alimento não perecível. Os donativos estão sendo entregues gradativamente a entidades beneficentes dos municípios.
Além disso, no dia do cooperativismo, unidades da Cooper A1 se reuniram em intercooperação com cooperativas locais para realização de atividades sociais e ambientais, como recuperação de espaços públicos, plantio e doação de mudas de árvores, mateadas da cooperação, ações coletivas de promoção à saúde, eventos beneficentes e de recreação pública, revitalização de horta escolar, dentre outras iniciativas.
Dia Internacional do Cooperativismo
O dia foi criado há 100 anos, em 1923, foi instituído pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) o Dia Internacional do Cooperativismo, com o objetivo de comemorar, no 1º sábado de julho de cada ano, a confraternização dos povos envolvidos nesta prática solidária.
Dia C no Brasil
O Dia C nasceu em 2009 com cooperativas de Minas Gerais. A partir de 2013, por meio das Organizações Estaduais, o Dia C se propagou por todo Brasil. Trata-se de uma iniciativa que consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas. Assim, mostrando à comunidade cooperativista e demais setores da sociedade, o potencial de atuação das cooperativas no campo da responsabilidade social.
Nos últimos anos, a Cooper A1 realizou ou iniciou ações importantes no Dia C como, Criação do Grupo de Voluntários “Fazer o Bem Faz Parte da Gente”; Criação do programa Movi A1; Programa Doe leite Doe Amor; além de centenas de ações pontuais de interesse social.
Algumas ações de 2023
Rodeio Bonito, RS
Em Rodeio Bonito, a Cooper A1 se uniu a Sicredi e Cresol para iniciar o projeto Três Marias. Uma iniciativa de embelezamento da entrada da cidade, com plantio de mais de 100 mudas da planta, nativa do Brasil.
Frederico Westphalen, RS
Mais uma mateada da cooperação realizada com sucesso, em conjunto com Sicoob, Sicredi, Cotrifred, Vale das cuias, Coopraf e Cooperbio. O cooperativismo foi divulgado por meio de uma ação de contribuição social. Houve ações na área da saúde (Tteste de glicemia, vacinação, cadastro de doadores de sangue, aferição de pressão, Vacinação da gripe, orientação sobre dengue, etc.) A iniciativa teve o apoio e participação da Emater, Secretaria Municipal de Saúde, URI, UCEF e Escola Estadual Técnica José Cañella.
São João do Oeste, SC
O sábado também foi movimentado nas terras alemãs de São João do Oeste, quando a Cooper A1 se uniu ao Sicoob, Sicredi e Coopafa para a Galinhada de Integração. Além do lucro do almoço ser destinado a entidade beneficente, as cooperativas disponibilizaram brinquedos infláveis para as crianças e a banda municipal para incentivo à cultura local.
Já em Riqueza,a Cooper A1 e o Sicoob, realizaram a revitalização da Horta do projeto “Mais Educação” da Escola municipal Izabel Bassani, projeto esse que funciona no contra turno escolar.
Em Erval Seco, a ação também teve foco no âmbito da educação de qualidade. Lá, a Cooper A1, Sicredi e Cresol auxiliaram no projeto da Secretaria da Educação e do Sicredi que engloba quatro escolas municipais aos atos cooperativos. Dentro do projeto, essas escolas desenvolvem mini cooperativas onde os alunos criam as suas próprias cooperativas com fins educativos. Um programa que amplia as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências de valores e princípios cooperativistas.
Já em Descanso, foi realizada a primeira mateada da cooperação, com parceria do Sicoob, Sicredi, Sresol e Cooperdis, com a disponibilização de brinquedos e lanches paras as crianças e fomento do cooperativismo.
Planalto, RS
A Cooper A1, Sicredi, Sicoob e Cresol, endossaram a iniciativa de doação de alimentos não perecíveis, com mateada na praça, doação de mudas frutíferas e nativas e pedágio solidário. A iniciativa teve apoio da Creluz e Erva Mate Cristalina.