Lauri Inácio Slomski, novo presidente da Cooper A1, tem importantes projetos para uma das maiores cooperativas com sede em SC
Após 91 anos de história e importantes transformações, a Cooper A1 inicia uma nova fase sob a liderança de Lauri Inácio Slomski, eleito presidente pela Assembleia Geral Ordinária (AGO) em março de 2024. Com 51 anos de dedicação ao cooperativismo, incluindo 16 como vice-presidente da Cooper A1, Slomski traz consigo vasta experiência e compromisso com o futuro da cooperativa.
Lauri afirma que sabe da grande responsabilidade no comando da Cooper A1. “Nosso trabalho é embasado no compromisso com o cooperado e nas pessoas que fazem parte da cooperativa. Junto com os demais diretores executivos e conselhos, focamos em oportunidades para manter a cooperativa em crescimento e competitiva”, afirma.
Além de um conselho de administração coeso e bastante experiente, que tem como secretário Elio Casarin, Lauri tem, ao seu lado, uma dupla ‘de peso’. O vice-presidente, Paulo Costacurta e o diretor administrativo, Clovanir Ehlers, que possuem um conhecimento amplo da cooperativa, tanto em aspectos técnicos como gerenciais. O trio, que compõe a diretoria executiva, também efetiva o novo modelo de gestão, embasado em conceitos modernos, priorizando a segurança, a perenidade da cooperativa, eficiência e a tomada de decisão mais rápida, assertiva e estratégica.
Liderança e vocação no cooperativismo
Em 1973, Lauri iniciava sua jornada no cooperativismo, atuando na Cooperativa Agropecuária de Mondaí e, posteriormente, na Cooperativa Regional Arco Íris Ltda. (Cooperarco), cooperativas que precederam a Cooper A1. A busca por aprimoramento profissional o levou a Ijuí, RS, onde se graduou em ciências contábeis, sem jamais se desligar do movimento cooperativista, atuando na Cotrijuí.
Em 1981 Slomski retornou à Cooperarco, convidado para exercer a função de gerente administrativo e financeiro. Já em 1992, passou a exercer a função de gerente geral executivo. Em 2008, Lauri iniciava mais uma importante missão: a vice-presidência da Cooper A1, cargo que exerceu até a AGO de 2024. Além da vice-presidência Lauri continuou a exercer a função de gerente geral até 2021.
A experiência de Slomski em liderança se estende além da Cooper A1. De 1993 a 2024, presidiu o Sicoob Oestecredi, uma das maiores cooperativas de crédito de Santa Catarina, o que contribuiu para seu profundo conhecimento do cooperativismo e sua habilidade em gestão. A ascensão de Lauri Inácio Slomski à presidência da Cooper A1 é vista com otimismo por cooperados, conselhos, colaboradores e parceiros. Sua profunda compreensão da cultura cooperativista, aliada à sua visão estratégica e capacidade de liderança, inspiram confiança. “Com certeza é uma honra assumir essa posição e me dedicar ainda mais ao futuro da Cooper A1. Conto com o apoio de todos para alcançarmos nossos objetivos”.
Nova diretoria, projetos e desafios
Lauri, Paulo e Clovanir formam a diretoria executiva que assume o desafio de liderar a Cooper A1, uma cooperativa com alto grau de complexidade em seus negócios.
Com um faturamento de R$ 2,9 bilhões por ano, quase 10 mil cooperados e 1.850 colaboradores, a cooperativa exige decisões estratégicas e uma gestão eficiente para
continuar crescendo e gerando valor para seus cooperados em 23 municípios de SC e RS.
O vice-presidente e diretor de produção, Paulo Costacurta, traz para a Cooper A1 sua expertise em medicina veterinária, área em que se formou em 1989. Sua carreira iniciou na Cooperativa Regional Arco Íris, seguiu por 14 anos na Aurora Alimentos, retornando à Cooper A1 em 2007, onde atuou por muitos anos na gerência da suinocultura, contribuindo com a elevação da atividade a outro patamar de eficiência e resultados.
A diretoria administrativa da Cooper A1 fica sob a responsabilidade de Clovanir Ehlers, graduado em administração e com 39 anos de dedicação à cooperativa. Ele foi um dos principais responsáveis pela modernização da gestão da Cooper A1, liderando a implementação de processos e recursos tecnológicos que trouxeram mais agilidade e eficiência às operações.
A Cooper A1 enfrenta desafios complexos que exigem capacidade de adaptação e inovação. A nova diretoria, com o apoio do conselho de administração e sua equipe gerencial, busca soluções para a ampliação da área de atuação, a diversidade etária, a volatilidade econômica, a sucessão rural, as pautas do ESG, a transformação digital e muitos outros desafios que o futuro reserva.
Confira a matéria na Revista Cooper A1 30ª ed., https://www.coopera1.com.br/revista/10/dezembro-20...